A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) divulgou, no dia 28 de abril, o levantamento da qualidade dos serviços de distribuição de energia elétrica no ano de 2019 cujos níveis alcançaram patamares recordes.
A disponibilidade de energia em 2019 foi de 99,85% na média anual, o que evidencia pouca frequência de interrupções. Ou seja, houve apenas 12,77 horas sem energia no ano. Esse montante representa melhoria em relação ao ano de 2018 de 3,33%, quando a média foi de 13,21 horas.
No dia 30 de abril, em um webinar realizado pelo Canal Energia, André Pepitone – Diretor-Geral da Aneel, comemorou os resultados obtidos no ano anterior com relação à qualidade e deixou claro que uma das prioridades da agenda da Aneel para esse ano de 2020 é a modernização do setor elétrico, que continuará a ser debatida assim que a situação da pandemia for normalizada. Ele informou que a abertura do mercado é uma pauta que tramita há 20 anos e deve ser retomada.
O Diretor Geral comentou que em relação às soluções que a Agência propõe para sanar as consequências causadas pelo novo coronavírus não haverá alocação de custos do mercado regulado para o mercado livre.