Em evento que ocorreu no dia 27 de novembro, Talita Porto, Vice-presidente do Conselho de Administração CCEE, discorreu sobre os aprimoramentos necessários na formação de preços do Mercado Livre.
A conselheira comentou que mudanças no setor elétrico são necessárias, pois se tratam de uma evolução para o setor quando feitas de forma consistente e estruturadas.
Para ela a adoção do PLD Horário em 1º de janeiro de 2021 será um marco para a modernização do setor elétrico e o desafio será saber como ofertar soluções e novos produtos para que o mercado possa se posicionar de forma mais competitiva.
Preparação para a entrada do preço horário
No final de junho, a Comissão Permanente para Análise de Metodologias e Programas Computacionais do Setor Elétrico (CPAMP) confirmou a entrada do preço horário. Sendo que se pode destacar como marcos:
• A possibilidade de reprodutividade dos cálculos que foi assegurada pela utilização de processadores específicos, utilizando processamento computacional paralelo com dois núcleos.
• O modelo de previsão de carga, que somente será utilizado a partir do momento que for seguro e transparente.
Aprimoramentos futuros
Estão baseados nas seguintes vertentes:
Vertente 1
Buscar aprimorar o sinal adequado de preços e assegurar a representatividade dos diversos segmentos setoriais dos associados ao ONS e à CCEE nas atividades dos Subcomitês Temáticos.
Vertente 2
Aprimoramentos na formação de preço associados ao modelo computacional DESSEM e continuidade dos aprimoramentos metodológicos (pela CPAMP) da cadeia de modelos computacionais para a formação de preço por custo.