O Comitê de Monitoramento do Setor Elétrico (CMSE) anunciou que embora o cenário de afluências esteja crítico, com baixos níveis de armazenamento nos reservatórios das usinas hidrelétricas, a garantia de suprimento de energia elétrica em 2021 está assegurada.
A afirmação do CMSE se constitui na adoção de medidas excepcionais para o devido atendimento à carga, para atenuar a deterioração do armazenamento dos reservatórios equivalentes das usinas hidrelétricas e manter a governabilidade das cascatas hidráulicas.
O balanço comparativo entre oferta e demanda apresentado pela Empresa de Pesquisa Energética (EPE), baseado no Plano Decenal de Expansão de Energia (PDE) 2030, indica sobra estrutural para atendimento à carga do SIN até 2025. Ademais, há expectativa de que os recursos energéticos distribuídos, autoprodução e micro e mini geração distribuída, se destaquem nas projeções decenais.
Outra ação que contribui para a garantia de suprimento é a expansão do Sistema Elétrico Brasileiro (SEB). Em 2020, foram implementados:
- 4.933 MW de capacidade instalada de geração centralizada de energia;
- 6.915 km de linhas de transmissão; e
- 17.822 MVA de capacidade de transformação.
Há previsão de expandir 4.812 MW de capacidade instalada de geração, 8.944 km de linhas de transmissão e 26.581 MVA de capacidade de transformação para este ano de 2021, segundo a Secretaria de Energia Elétrica (SEE/MME).
A ANEEL exibiu os resultados do Leilão de Transmissão nº 01/2020, realizado no dia 17 de dezembro de 2020. Foram arrematados 11 lotes, com investimentos de R$ 7,3 bilhões em empreendimentos, o que totaliza 1.959 km de linhas de transmissão e 6.420 MVA em capacidade de transformação.
O CMSE estabeleceu que o limite de despacho adicional não ultrapasse 16.500 MWmédios ao longo do mês. A medida visa ao uso de recursos termelétricos mais baratos, conforme necessidade, em consonância com a recuperação do armazenamento dos principais reservatórios do Sudeste/Centro-Oeste e Sul ao longo da estação chuvosa em curso.
Ainda existem outras ações e o CMSE continua monitorando para que haja garantia de suprimento.